Hotel Talismã

Sobre Nós

O hotel Talismã esta a 25 anos no mercado trazendo mas e mas conforto, Para voce viajantes e hospedes que estão fora de casa, ficamos localizada no centro de arapiraca ha 2 horas da capital maceio. estamos aqui para satisfazer nosso cliente.

HOTEL TALISMÃ

A SUA MELHOR OPÇÃO

História da Nossa Cidade

Arapiraca está situada no Agreste Alagoano, com uma área de 410 kilômetros quadrados, apresentando uma altitude de 248 m, suas coordenadas são: latitude 09° 45` 13" e longitude 36° 38`58" e está a 136 km distante da capital Maceió. O seu clima é temperado, sendo considerado um dos mais saudáveis do Estado. A temperatura apresenta uma média de 27° C, sendo as variações máximas de 34° e mínimas de 20°C, é muito elevado nos dias de verão, entretanto as noites são frias e agradáveis. Os tipos de solo: franco arenoso e podzólico - vermelho - amarelo.

A maior parte da cidade situa-se em um planalto, a Serra do Mar percorre grande parte do município, recebendo várias denominações locais, como; serra da mangabeira, serra da corcunda e serra da massaranduba. A serra da mangabeira é o local de destino final da maior parte do lixo produzido em Arapiraca, um lixão a céu aberto, principal foco de disseminação de vetores de doenças infecciosas, é coletado diariamente em Arapiraca cerca de cento e cinquenta toneladas de lixo.

A população está estimada em aproximadamente 181.000 habitantes (Dados censo 1996 - IBGE), sua economia está voltada para o cultivo e comercialização do fumo, algodão, milho, mandioca, na pecuária com bovinocultura de leite e corte, poucas indústrias, dentre elas o beneficiamento de fumo em folha, plástico, alimentos, refrigerantes e um comércio muito vigoroso. Últimamente se tem tentado diversificar a agricultura com a introdução de novas culturas, já que a maior parte de nossas terras está ocupada com a monocultura do fumo.

Na zona rural o cultivo de hortas é prática comum, onde são usados agrotóxicos indiscriminadamente no controle de pragas, ocasionando rotineiramente mortes constatadas por intoxicação, fazendo com que autoridades e a população dessas comunidades comecem a tomar medidas de combate a essa prática, despertando a consciência sobre a gravidade dessa realidade. Dentre as medidas já adotadas podemos citar palestras, seminários e campanhas, envolvendo escolas, associações de moradores e técnicos da Secretaria de Agricultura.

Arapiraca cresce de forma desordenada, pois não há nenhum planejamento de ocupação do solo urbano e não há recursos próprios para esse desenvolvimento. A cidade progride dependendo das transferências dos recursos federais.

Somente no início deste ano (1997), é que a CASAL-Companhia de Abastecimento de Água e Saneamento de Alagoas, através da adutora do agreste, conseguiu abastecer a cidade regularmente com água tratada. Até então, a água era racionada, fazendo com que boa parte da população utilizasse água retirada de poços. Com relação ao esgotamento sanitário, sua ineficiência ou ausênciem muitos bairros da cidade é a causa de muitas doenças na população principalmente da periferia, percorrendo as ruas desta cidade, o que se vê é muita sujeira, esgoto a céu aberto e como resultado disso, infestações como a giardíase, ascaridíase e casos de esquistossomose etc.

Um outro aspecto social-econômico a observar nesta tão próspera cidade, é a feira livre, que acontece semanalmente sempre na segunda-feira, onde são comercializados uma enorme variedade de produtos e apresentação folclórica, violeiros, emboladores, cantadores de coco, etc. Como atividade cultural, destacam-se as festividades juninas, encenação da paixão de Cristo na serra da massaranduba, e o ponto culminante destas festas culturais, temos a "micaraca" - um carnaval fora de época e que atrai gente de todo o nordeste do Brasil.

Pesquisar no site

© 2010 Todos os direitos reservados.